quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sou Negro - Solano Trindade

      meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo dos tambores atabaques, gonguês e agogôs
Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.
Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou
Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...
[1]


[1] TRINDADE, Solano. Sou negro. In: Cantares ao meu povo. Ed. Brasiliense, 1981, p.32. 


Solano Trindade nasceu em 1908, na cidade de Recife, e morreu em 1974, São Paulo. Poeta negro, pernambucano, filho de mãe quituteira e pai sapateiro, pesquisador de tradições populares brasileiras[1] foi também ativista político e homem de teatro. Participou dos históricos congressos afro-brasileiros realizados em 1934 e em 1937, respectivamente, em Recife e em Salvador. Criador da Frente Negra de Pernambuco e do Centro de Cultura Afro-Brasileira, estruturou em Pelotas, RS, um grupo de arte popular já existente, transformando-o, em 1943, no Teatro Popular Brasileiro. É impossível falar de Solano Trindade sem falar da negritude, movimento praticado no Brasil, dentre outras questões, quando Abdias do Nascimento e Solano Trindade fundam o Teatro Experimental do Negro (TEN), cuja nomenclatura e ideologia pautam-se na afirmação da identidade afro, lançando um desafio aberto à hegemonia mestiça que desfilava como simulacro da brancura.[2] Publicou as obras: Cantares ao meu povo e Tem gente com fome.




[1] Fonseca, Nazareth; Jovino, Ione; Machado, Vanda; Oliveira, Sílvio. Autores Afro-Brasileiros Contemporâneos. In SOUZA, Florentina; LIMA, Nazaré. Literatura Afro-brasileira, 2006, p. 141.
[2] NASCIMENTO, Elisa Larkin. Teatro Experimental do Negro. In: O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário