quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CAROLINA MARIA DE JESUS: A escrita em turbilhão




Este documentário diz respeito da proposta em trabalhar "marcas, rasuras, fragmentos" de Carolina de Jesus, contidos em seu romance "Quarto de despejo". Quem melhor que  catadores e moradores de comunidades periféricas para metaforizar o que foi a Carolina?
Um pouco de seus dramas, angústias, a força que encontrava na forma poética de traçar
um cotidiano marcado pela fome e pela falta, mas também pela luta, esperança e resistência.
A resistência de se inscrever no que escreve. De problematizar o poder público, ampliar a concepção micro de favelado. De objeto a sujeito do próprio discurso.

Eis parcelas de construções que têm sido constituídas por meio de olhares atentos quer a
modo de produção, a linguagem, a subjetividade, ao feminismo negro da autora, a crítica social, a esteótipos e desconstruções, a possibilidade de trabalho na escola básica.

No ponto de vista estrutura, algumas questões podem auxiliar a estas pesquisas, dentre as quais, dicas baseadas na leitura de dois livros, "Como organizar as idéias" e "Como construir trabalhos científicos".Afinal, como construir um texto?
Não objetivando trazer respostas prontas, mas possibilidades,
elencaremos ideias de Edvaldo Boaventura em "Como organizar
as idéias" que provavelmente auxiliarão nesta laborosa e prazeirosa
tarefa de construir e reconstruir "usos e sentidos".

Segue um plano de pesquisa, baseado no livro de Jorge dos Santos Martins,
"Como construir trabalhos científicos".


Plano de pesquisa


Introdução:

- O que pretendo estudar ou pesquisar? (definir assunto)
- Por que estudá-lo ou abordá-lo? (Problematização)
- Por que escolhi esse tema? (Critérios usados na escolha)
- Que fazer com o tema (Delimitar sua extensão ou reduzi-lo)
- Que devo mostrar desse tema? (Ponto de vista)
- Como poderei estudá-lo? (Metodologia)
- Que pretendo alcançar com o estudo? (Objetivos)


Em desenvolvimento:

- Como sustentar o ponto de vista? (Explicações, informações, citações)
- Como argumentar? (aciocínios lógicos, indução, dedução)


Conclusão:

- Como encerrar o texto? (com uma síntese, sugestão, lições)

Estruturação básica:

a) Escolha e delimitação do assunto temático;
b) Dados informativos sobre o assunto;
c) Elaboração, análise e tratamento dos dados obtidos;
d) Deduções conclusivas e comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário